A cultura corporativa tem o papel de nortear as tomadas de decisão sobre o que a empresa deve fazer, do ponto de vista estratégico, e quais comportamentos são admitidos e inadmitidos.

A cultura corporativa, principalmente, molda o jeito de operar e estabelecer relações no dia a dia da empresa.

Esse conjunto de costumes e normas de convivência com colegas, clientes, fornecedores e outros stakeholders pode trazer diversos benefícios se for disseminado internamente, por meio de boas práticas de gestão e comunicação. Resolvi destacar algumas dessas vantagens:

1. A importância dos Conselhos de Administração nesse processo

Na LCC Auditores e Consultores, quando prestamos serviços para algum Conselho de Administração, temos o encorajado a ser protagonista na disseminação da cultura corporativa dentro da própria empresa, por meio de uma comunicação transparente e efetiva com o C-Level e programa cultural bem desenvolvido.

Os conselhos de administração, cujas companhias têm seguido esse modus operandi, têm apresentado impactos claros em toda a estrutura organizacional.

Discuti recentemente, com colegas do IBGC, essa responsabilidade dos conselheiros. Mais que um certificado, o novo curso que participei no Instituto me proporcionou a confirmação de que a responsabilidade da cultura corporativa, e sua devida geração de valor, é atribuição dos conselheiros.

2. Melhor gestão do conhecimento

Uma cultura corporativa bem disseminada acelera a curva de adaptação de novos profissionais, evita práticas inaceitáveis e valoriza o know-how das empresas.

Enquanto os dados podem ser armazenados na nuvem e em sistemas, o compartilhamento interno do conhecimento dependerá de um bom ambiente interno, de capital intelectual colaborativo e de uma cultura corporativa ativa.

3. Atração de talentos

Um desafio dos headhunters é encontrar profissionais que têm o ‘fit cultural’ da empresa. Como encontrá-los, quando a cultura corporativa não é bem definida ou disseminada?

A formação interna de profissionais com “fit cultural” é um fator-chave para a empresa atrair ainda mais talentos do mercado. Uma pesquisa interna de clima pode ser o caminho para identificar os profissionais que têm “fit cultural”, bem como entender se a cultura corporativa esperada pelo Conselho e pela Diretoria realmente se reflete nos cargos operacionais e de gestão.

4. Planos de expansão

Os profissionais com maior ‘fit cultural’ podem ser fundamentais para crescerem em alinhamento à cultura corporativa, especialmente em locais distantes da matriz e em estratégias de internacionalização, facilitando tomadas de decisões institucionais e integração entre equipes.

5. Direcionamento estratégico para os negócios

Quando a cultura é clara e praticada, novos caminhos para os negócios são traçados com mais facilidade. Uma vez que sabemos onde queremos chegar e de que forma queremos chegar, os esforços podem ser direcionados para vencer os desafios do percurso. Tendo em mente os pilares da uma cultura organizacional, é possível determinar métodos de abordagem e de relacionamento com clientes, em quais tecnologias investir e o por que, como se comunicar interna e externamente, no que investir e quais são as estratégias para as operações com uma visão holística e integrada. Em suma, uma cultura forte garante com que todos estejam alinhados para atingir objetivos em comum.

Fonte: LinkedIn

13 nov

Compartilhar