Gasto em tecnologia cresce mais rápido

Levantamento do Valor a partir de informações divulgadas por dez das principais varejistas de capital aberto do país mostra que as redes estão acelerando mais os investimentos na área de tecnologia, do que os planos de novas lojas.

 

Não que os gastos com aberturas tenham caído – pelo contrário, nas redes líderes, eles têm se acelerado. Mas o montante destinado à tecnologia subiu tanto que supera esse ritmo de crescimento.

 

Foi feita uma comparação dos dados do primeiro semestre de 2021 sobre 2019 para excluir a base fraca de 2020, ano de crise, que congelou planos.

 

Apesar de ser difícil fazer a separação entre on-line e físico hoje – por conta do modelo integrado de canais no varejo – as empresas ainda divulgam números separadamente, proporcionando um rico material para análise de tendências.

 

Na Renner, por exemplo, alvo recente de um ataque de hackers, foram R$ 243 milhões aplicados em projetos de tecnologia de janeiro a junho deste ano, 160% acima de 2019 – o montante para abertura de lojas avançou 66%. Na rival Riachuelo, os gastos com o digital quase triplicaram, para R$ 143 milhões, e com lojas a alta foi menor, de 16%.

 

Na Via (Casas Bahia e Ponto) o investimento em novas lojas teve leve alta até junho deste ano em relação a 2019, de 4%, para R$ 56 milhões, e no braço de tecnologia, a expansão superou 132%, atingindo R$ 214 milhões. No mesmo segmento de atuação, o Magazine Luiza informou cerca de R$ 100 milhões aplicados em novas lojas, crescimento de 274%. Em tecnologia, foram R$ 174 milhões – avanço de 230%.

 

Na maioria das companhias, as reformas de pontos vêm perdendo ritmo de crescimento, depois de um aumento desses investimentos em renovação – que são mais baratos – durante a crise gerada com a pandemia.

 

Na soma total, esses desembolsos em tecnologia refletem a necessidade das empresas reforçarem mais seus sistemas e sua segurança, além de novas investidas na área digital, especialmente nas operações de “marketplace” (shopping virtual).

 

Por Adriana Mattos — De São Paulo

https://valor.globo.com/empresas/noticia/2021/09/22/gasto-em-tecnologia-cresce-mais-rapido.ghtml

______________________________________________________________________________________

 

26 out

Compartilhar