Congresso IBGC: Natura&Co evoluiu em ESG a partir do uso de relatório integrado

A gestão integrada afeta positivamente as decisões estratégicas da companhia, como lançamento ou descontinuação de produtos

 

O uso do relatório integrado, com temas ambientais, sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês), fez com que a Natura&Co evoluísse de uma estratégia de sustentabilidade para uma estratégia corporativa que faz gerenciamento real de riscos e impactos. A ponderação é de Denise Hills, diretora de sustentabilidade para América Latina da empresa, durante o 22° Congresso Anual do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

 

Ela fala que uma gestão integrada é entender os riscos que a Natura tem nas mudanças climáticas, como gerir esse impacto, e isso acaba afetando positivamente as decisões estratégicas da companhia, como lançamento ou descontinuação de produtos.

 

“Mudar como contabilizamos esses valores, dando transparência, criando padrões, é a base para a transição a uma economia mais sustentável.”

De acordo com a executiva, a mensuração e sistematização dos riscos a partir do relatório integrado acaba criando valor para a empresa e vai continuar no longo prazo, com investidores cada vez mais dando importância para esses temas em suas decisões de alocação de recursos.

 

Lisa French, diretora operacional do relatório integrado na Value Reporting Foundation, diz que o relatório integrado não é o fim, ele gera um pensamento integrado na empresa e isso vai fortalecendo os relatórios, mudando a cultura das empresas.

 

“Isso alinha estratégias, políticas e práticas, transformando palavras em ações”, comenta.

Ela diz que um relatório integrado sério, com princípios e modelos definidos, tem um impacto real nos seus princípios de sustentabilidade, fazendo com que as empresas até se conheçam melhor.

 

https://valor.globo.com/empresas/noticia/2021/10/07/congresso-ibgc-naturaandco-evoluiu-em-esg-a-partir-do-uso-de-relatorio-integrado.ghtml

 

Por Felipe Laurence, Valor — São Paulo

 

02 nov

Compartilhar