É o que mostra levantamento exclusivo de SA Varejo.
Nada menos do que 66%. Esse é o percentual de varejistas regionais que adotaram soluções tecnológicas do início da pandemia até agora, aponta sondagem exclusiva de SA Varejo com 100 empresas do segmento de todo o País. Na maioria dos casos, os investimentos foram superiores aos do período pré-Covid-19, sendo que o alvo principal foi o e-commerce, embora outras áreas também tenham sido contempladas, como você verá a seguir.
O percentual médio destinado à tecnologia foi de 5% do faturamento bruto. Calculando esse percentual sobre a receita das redes regionais em 2020 – de R$ 349,02 bilhões – chegamos a mais de R$ 17 bilhões.
“O desafio é manter o investimento continuamente. não pode ser algo pontual e esquecido. o mercado está muito rápido nas mudanças digitais. tem que ter planejamento contínuo para não ficar para trás”
JOHNNY WEI Co-fundador e head de novos negócios da Vertem, holding focada no desenvolvimento de ecossistemas e em ajudar a expandir resultados por meio da transformação digital
93,4% dos participantes do levantamento dizem que farão novos investimentos em ferramentas,o que indica que o varejo regional está se municiando para responder às movimentações do mercado. Mas isso é suficiente para acompanhar as rápidas e constantes mudanças que surgem a todo momento?
O especialista Johnny Wei, co-fundador da Vertem e membro do Grupo de Conselheiros da SA Varejo – programa online de aconselhamento voltado a decisores do varejo e fornecedores –, lembra que empresas de outros segmentos do comércio iniciaram antes a implementação de uma cultura digital e, portanto, estão mais avançadas. São empresas como o Magazine Luiza, que entrou na venda online de itens tradicionalmente vendidos nos supermercados. O segmento já responde por 40% do e-commerce da empresa.
5% do faturamento bruto. É o percentual médio de investimento em tecnologia no varejo regional. Esse índice, comparado ao período anterior à pandemia, é…
Maioria está satisfeita com os benefícios oferecidos pelas soluções adotadas.
Os varejistas deram notas 1 a 10 para o seu nível de satisfação com as ferramentas adquiridas, sendo 1 nada satisfeito e 10 muito satisfeito