Conforme o comunicado, inicialmente, serão classificadas as emissões com vínculos sociais, verdes, sustentáveis e ligados à sustentabilidade com rótulo ESG

 

O Grupo Fitch anunciou nesta quarta-feira o lançamento da Sustainable Fitch, que oferecerá produtos de rating (classificação) de ESG (sigla em inglês para temas ambientais, sociais e de governança) tanto de entidades como de instrumentos de todas as classes de ativos em âmbito global.

 

Conforme o comunicado da Fitch, inicialmente, serão classificadas as emissões com vínculos sociais, verdes, sustentáveis e ligados à sustentabilidade com rótulo ESG. “Mas, com o tempo, a cobertura abrangerá todo o universo de investimentos de renda fixa”, afirma.

 

“A Sustainable Fitch acredita que será capaz de oferecer a mais ampla cobertura a partir de um único provedor no mercado de informações ESG”, acrescenta o grupo na nota. 

 

O grupo destaca que os ratings de ESG da Sustainable Fitch não são ratings de crédito. “São projetados para ajudar os participantes de mercado a avaliar a qualidade relativa de ESG dos instrumentos e entidades.”

 

A empresa explica que os novos ratings de ESG da Sustainable Fitch avaliam o desempenho ESG e o perfil de entidades e instrumentos. “São sustentados por metodologias claras e derivados de fontes de dados que utilizam os mesmos princípios e plataformas confiáveis, que fundamentam os ratings de crédito da Fitch”, diz.

 

Segundo o grupo, “os ratings de ESG fornecem uma avaliação objetiva e completa do desempenho de questões de ESG no âmbito de entidades, instrumentos e estruturas, permitindo uma comparabilidade detalhada”. Os ratings de ESG são “modulares e granulares e mostram claramente como são atribuídos e produzidos pela equipe dedicada de analistas de ESG da Sustainable Fitch”. A cobertura não será limitada ao universo de ratings de crédito da Fitch ou ao universo existente de títulos verdes ou vinculados à sustentabilidade, acrescenta o grupo.

 

Ainda segundo o comunicado, a criação da Sustainable Fitch se baseia no bem-sucedido lançamento, em 2019, dos scores de relevância de crédito ESG da Fitch Ratings, que mostram o impacto dos fatores ambientais, sociais e de governança nas decisões de rating de crédito, atualmente mantidos em mais de 10.500 emissores e transações.

 

As competências da Sustainable Fitch irão abranger: pesquisa e análise de crédito integradas de ESG, por meio dos scores de relevância de ESG existentes; avaliação de risco climático, por meio dos scores de vulnerabilidade climática existentes; análise e relatórios exclusivamente de ESG, por meio dos novos ratings de ESG; e pesquisa setorial e temática de ESG realizada de forma contínua.

 

Por Eulina Oliveira, Valor — São Paulo

https://valor.globo.com/financas/noticia/2021/09/15/grupo-fitch-lana-produtos-de-rating-de-esg.ghtml

 

30 set

Compartilhar